O que gravei do Gideon Lakota naquela noite.
(Transcrição na íntegra)
Numa outra vez, noutro ritual, numa noite de lua cheia, todos da casa participavam e o Gideon Lakota, meu amigo Emiliano Dias Linhares também participou conosco. Fazia algum tempo que eu desejava gravar nossas conversas. Gideon Lakota em nossas vonversas sempre dizia coisas profundas, coisas que tocam a alma de quem ouve. Eu nunca havia pensado nas coisas que ele me falou em algumas de nossas conversas, por isto queria gravar algumas delas ao menos. Em Campos Emiliano já falava parecido assim, mas não tem como negar de que depois que conheceu ayahuasca ele despertou de vez. O céu estava estrelado e já era madrugada alta. Estávamos no final do trabalho. Ficou Gideon Lakota, Juarez e eu dando umas cachimbadas nas bordas de uma boa fogueira no terreiro da fazenda. Eu tinha um gravador destes de fitas e o coloquei no bolso de cima da blusa, Na verdade eu fiquei aguardando que o Gideon Lakota começasse a falar pra gravar as coisas profundas que ele fala. E de repende do nada ele começou. Todos nós ainda na força em volta da fogueira.
Liguei rapidamente o meu gravador e fiquei bem pertinho de Gideon Lakota para gravar direitinho.
"O que me disse Gideon Lakota nesta noite".
"Gravação - Transcrição na íntegra".
O homem de visão superior é aquele que anda no silêncio da mente, é aquele que caminha em contemplação. Por isto sabe que o mundo sofre devido apenas à incompreensão. São egos centrados, se ocupam em pensar/falar demais, por isto não ouvem, não observam e sendo assim, não aprendem.
A visão que cada homem tem do mundo é como uma digital, cada um tem a sua. Cada pessoa enxerga de uma forma única o mundo em que vive. Então ser capaz de compreender o mundo segundo a visão do outro é fundamental para que haja paz. Porque todos estão certos segundo o que enxergam. Num conflito entre duas nações ambas afirmam estarem apenas se defendendo, ambas afirmam que foram atacadas e agredidas primeiro e ambas negam terem atacado e agredido primeiro. Assim também é cada homem individualmente em seus relacionamentos e conflitos. Numa mesma situação apresentada a dois homens, um tomaria uma atitude de um jeito, outro tomaria uma atitude de outra forma. Contudo na mente de cada um deles a atitude que tomou é a correta segundo a visão que possui do mundo. Então o homem superior é aquele que é capaz de iniciar qualquer relacionamento admitindo que o outro está correto dentro da sua visão que possui do mundo. Só assim se entra no mundo de outro homem. Poder dialogar com ele dentro do mundo dele, é o melhor caminho para ajudá-lo. O homem superior é capaz de enxergar alem de si mesmo. Sabe que o outro só entenderá o que lhe for dito de dentro de seu mundo. Quando duas pessoas conversam e não se entendem, é porque ambas falaram somente do mundo de cada um e não de dentro do mundo do outro. Conseguir conversar de dentro do mundo particular do outro, exige que você compreenda primeiro o mundo dele. Assim saberá onde ele está travado, preso, enfraquecido e carente. Uma vez ciente disto você tem como ajudá-lo melhor. Assim age o homem superior, por isto o homem superior tem êxito. Porque agindo assim desenvolve-se uma relação perfeita e saber se relacionar é o segredo do êxito.
O homem superior sempre está ajudando em algo e por isto ele é sempre feliz. Sabe que o que fizer a outros estará fazendo a si mesmo. Ao ajudar alguém você o deixou feliz e também ficou feliz por ter ajudado. Assim sendo, o bem que fez a ele fez a si mesmo também. O homem superior sabe que isto aplica tanto em coisas boas como em coisas ruins, por isto o homem superior sempre faz o bem aos outros.
O homem superior sabe que tudo possui um começo, um meio e um fim. Que nada é permanente, que tudo muda. A única coisa imutável é a sua capacidade de viver focado no amor, ficar no paraíso e ser feliz ou ficar focado no medo, ficar no inferno e estar infeliz. Mas o mal que fez, pode e vai ser corrigido, é mutável e impermanente graças a DEUS. Demanda apenas de um pouco de tempo, de vidas, de algumas encarnações no máximo. Mas imutável e permanente é bondade que distribuir a outros, as boas ações que realizou. Deste mundo só levamos aquilo que distribuímos a todos e as boas amizades que fizemos. O homem superior sabe que onde estiver focada sua visão estará sua realidade. Se focada no amor criará o paraíso, se focada no medo criará o inferno. Só existem dois sentimentos, só dois: O amor e o medo. O homem superior sabe disto, sabe que todos os outros são apenas formas de expressão destes dois sentimentos. Tudo começa com pensamentos, palavras e atos. Pensou bem, falou bem e agiu bem, resulta em paraíso. Pensou mal, falou mal, agiu mal, resulta em inferno. O céu e o inferno você mesmo que escolhe onde deseja viver. O homem superior conhece a lei de Causa e efeito em uma amplitude maior e além do convencional de que o que fizer receberá de volta. A compreensão da lei de causa e efeito pouco entendida leva ao homem a fazer aparentemente boas coisas porque tem medo das conseqüências ruins que sobreviriam. Embora isto até tenha alguma valia o fato é que este homem viveu no medo. É fato que o que o homem pensar, falar e agir defini se viverá no céu ou no inferno. O catalisador entre o plano terreno e o plano espiritual, aquilo que faz dar liga entre ambos, é a coragem. Mas quem está vivendo no sentimento do medo ainda se recusa a deixar sua zona de conforto, apenas mascara de “bem” o seu pensar, falar e agir. O homem superior teve a coragem de deixar a zona de conforto e focar de fato a sua visão no sentimento do amor, por isto é autêntica a sua realidade. Por isto em verdade ele pensa bem; em verdade em fala bem; em verdade ele age bem.
O homem superior por viver no sentimento do amor, sempre faz o que é bom, sempre quer ajudar a outros. Por isto o homem superior tem a mente e o coração aberto a novos aprendizados para melhorar a si mesmo sempre. E neste trajeto ele começa a desenvolver a capacidade de transmutar tudo de negativo que receber. Ao invés de se negativar com o que recebeu, ele transmuta esta energia em positiva, se mantendo assim positivo. Se ao ser ofendido devolveu a ofensa, então não assimilou ainda a capacidade da transmutação. Um filtro recebe água suja e libera água limpa. Todos temos a capacidade de ser como o filtro. O homem superior aprendeu a ser um filtro. Na verdade o homem superior é o que é porque sabe quem é, conhece sua natureza. As diversas personalidades de muitas reencarnações passadas não é ele, a personalidade da encarnação presente também não é. O homem superior compreende aquilo que simplesmente é, que jamais foi criado e jamais deixou de existir.
O homem superior sabe que a sua personalidade presente desta vida é apenas a forma que escolheu para se manifestar adiante dos outros durante a experiência que escolheu viver no plano do relativo.
O homem inferior por outro lado, não conhece sua natureza ainda, vive experiências relativas no relativo, se mantêm no medo. Ainda não teve coragem de deixar a sua zona de conforto, de largar suas pedras. Vive em torno de como dar a última palavra, revidar mais forte ou agredir primeiro. A simples possibilidade de sair de sua zona de conforto, em geral já o faz reagir assim. Mas o que ele chama de zona de conforto deveria ser chamado de zona do inferno, porque o inferno que ele vive hoje, pensou ontem e o de amanhã ele está pensando hoje, pois ele foca o sentimento do medo, então pensa o medo, depois fala o medo e então age o medo, logo cria um pseudo refúgio conhecido como sua zona de conforto. E para preservar sua zona de conforto adota diversas formas de agir.
Alguns no inferno que criou para si sempre estão insatisfeitos, acreditam que sua felicidade virá somente com a aquisição daquilo. Uma vez que conseguiu obter aquilo, volta seu pensamento para o que ainda não possui. Sua mente está sempre no futuro, jamais no presente. O desejo do ter é o inferno.
E continuando, outros para manterem sua zona de conforto acreditam que para ser feliz precisa possuir mais do que o outro possui, ser mais do que o outro é. Basta alguém a sua volta estar bem, ou ter mais, ou melhor, para que ele se sinta mal. Sempre haverá alguém que estará melhor, possuirá mais e melhor!
O desejo do ter é o inferno.
E continuando, outros para manterem sua zona de conforto procuram ocupar cargos políticos e elevadas posições sociais. Em geral ocupam cargos de chefia e comando por serem detentores de títulos e diplomas. Vivem rodeados de subalternos bajuladores que almejam de fato é ocupar o lugar dele. Esta classe orgulhosa é como esponjas e sangue sugas que retiram tudo sempre para si mesmos, vivem pisando em outros. Passam por grande tribulação quando envelhecem ou perdem o emprego, pois tanto um quanto outro lhe tira a posição de destaque que acredita ser necessária para manter sua zona de conforto. O desejo do ter é o inferno.
Nenhuma zona de conforto pode resultar em felicidade verdadeira. Todas as zonas de confortos têm em comum a criação de tensões e disputas.
O homem inferior é aquele que acredita que o mundo já esta pronto, que por isto cabe a ele apenas se adaptar, por isto cria sua zona de conforto e é infeliz. O homem inferior não compreendeu que o mundo se altera a cada vez que olhamos para ele. Ele acredita que observa algo que já foi criado assim. Então para ele a criação de novas possibilidades ao se mesclar e fundir culturas diferentes, ciência de áreas diferentes, ocidente e oriente é besteirol, coisa irrelevante. O homem superior sabe, contudo, que o futuro ainda não aconteceu e está sendo criado no presente. Altera-se a cada vez que se olha pra ele e de acordo com a mente que o observa. Por isto o homem inferior é carente e infeliz, pois como vive no sentimento do medo, ao observar o futuro também o faz com medo e assim cria com a sua mente os obstáculos que são as impossibilidades. Por isto o homem superior é próspero e feliz, pois como vive no sentimento do amor, ao observar o futuro também o faz com amor e assim cria com a sua mente a transformação necessária para o que antes era um obstáculo.
O desejo do Ser é o céu!